' Valter Silva "Home Page - Professor Valter" - REFORMA PROTESTANTE -

Seja Bem Vindo !

Olá ! Me senti incomodado em falar sobre a reforma da Igreja em 1517, principalmente pelo fato de que a maioria das pessoas enxergam a reforma como algo ruim, o que não é verdade, pois a própria Igreja se viu obrigada a fazer diversas mudanças a partir daquele momento.

A Reforma Religiosa ou Reforma Protestante, influenciou a perspectiva moderna do Estado, foi tambem uma forma de quebrar o Cristianismo centrado na Igreja e nos poderes de Roma, não deixando, ainda, de ser uma reforma Política tambem, pois, todo poder Político estava na Igreja

A venda de Indulgências

A Igreja estava disvirtuada da palavra de Deus, os cristãos, pelo ensino e pela ganância de uns, passaram a acreditar que sua salvação pudesse ser comprada e a Igreja se aproveitava da ignorância dos cristãos, pois a leitura da Bíblia não era algo incentivado pela Igreja.

Em Gálatas 1:8-9 diz: 8 - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. 9 - Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

ou seja: a palavra anátema significa "maldito"

Onde está escrito na Biblia Sagrada, que deve ser nosso único livro de inspiração, que a salvação se compra?

Em Efésios 2:8-9 está escrito : 8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;.

Graça é algo imerecido, não é algo a ser comprado ou negociado, é um dom de Deus, é concedido somente por Deus. A Salvação não se compra, não se vende, não se negocia, não se transfere de pai ou de mãe pra filho.

"É dom exclusivo de Deus"

A prática da venda de Indulgências financiou a Igreja, permitindo grandes construções, como a ampliação da Basílica de São Pedro, por exemplo.

Martinho Lutero

Ao contrário do que muita gente pensa, Martinho Lutero, um monge, respeitado no meio católico, em nenhum momento, desejou a divisão da Igreja, exatamente ao contrário, ele desejava que a Igreja tivesse sustentação Bíblica, pois a própria Igreja havia definido os livros "canônicos", ou seja, estabelecido a norma dos livros inspirados por Deus.

Martinho Lutero era professor de Teologia Moral na Universidade de Wittenberg, Alemanha. As 95 Teses que foram afixadas nas portas de Igreja de Wittenberg (forma que se utilizava na época para divulgar algo muito importante), discorriam uma lista de proposições para a Igreja Católica, que Lutero viu como práticas abusiva, incluindo a venda de indulgências, as quais, segundo Lutero, não foram o ponto principal de suas teses, que contrariavam os textos canônicos. As 95 Teses foram enviadas por carta ao Arcebispo de Mainz, Alberto de Mainz, por Lutero, em 31 de Outubro de 1517 , data esta que é considerada o início da Reforma Protestante. O Texto das 95 teses de Lutero, consideravam uma deturpação do evangelho, a forma como a Igreja vinha agindo.

Lutero foi excomungado em 1520. A Igreja dos seguidores de Lutero, se expandiu pela Alemanha e Áustria, Suécia, Noruega e Dinamarca, conhecida como Igreja Luterana.

Lutero não foi o único a romper com a Igreja.João Calvino, teólogo francês, após ler os textos de Lutero, divergindo nas questões da (salvação pela fé), defendia que só a fé não seria o suficiente para a salvação, pois acreditava na predistinação, entre outras divergências. Formando a teoria Calvinista.

A Igreja passou a perder força espiritual e política em diversas regiões e os Ingleses também passaram a criticar o poderio político de Roma e reclamavam do pagamento de dízimos a Roma, dando início a reforma Anglicana.

O avanço do Protestantismo, de forma generalizada, levou a Igreja a se reorganizar, dando origem ao Consílio de Trento, o mais duradouro de todos os tempos, realizado de 1545 a 1563, debaixo de diversas divergências políticas, tinha o objetivo de uma grande reforma, ou Contrareforma como também foi conhecido, na Igreja, que a partir de então passou a ser denominada como Igreja Católica.

O Concílio de Trento, reafirmou a dupla origem de crenças da Igreja Católica, tendo a sua fundamentação em Interpretação das Escrituras e em suas próprias tradições. Após este período houveram outros concílios, mas a fundamentação da Igreja continuou a mesma

Neste ano de 2017, exatamente em 31 de Outubro, comemora-se no mundo inteiro os 500 anos da Reforma da Igreja, para uns a Reforma Protestante, para outros a Reforma da Igreja Católica ou a Contra Reforma.

A verdade é que foi de extrema importância para todos os Cristãos, pois foi a partir desta reforma que a Palavra de Deus, a Bíblia passou realmente a ser do conhecimento de todos.



Abraços !

Referências e outros :

As 95 teses da Reforma
O Cinco Solas da Reforma
Vestibular UOL - 500 anos da eforma da Igreja
Info Escola - Reforma Protestante


2009 - By V.Silva - Design